Como ficar em dia com as vacinas do meu cachorro?

Como ficar em dia com as vacinas do meu cachorro

Como ficar em dia com as vacinas do meu cachorro?

Como ficar em dia com as vacinas do meu cachorro? Saiba tudo sobre vacinação!

As vacinas são itens essenciais que ativam o sistema imunológico do cachorro e fazem com que ele seja imunizado contra enfermidades. Isso acontece por meio da produção de anticorpos pelo organismo do animal.

Vacinas para seu Pet

Vacinas para animais

Mas, será que isso é realmente importante? Sim! Para que o seu animal de estimação não fique exposto a um vírus ou bactéria que possa deixá-lo doente, com a vacinação o organismo  estará preparado para reagir a possíveis manifestações de doenças. 

Necessito vacinar o meu animal? Quando isso deve ser feito?

Sim, necessita. E não é apenas quando ele ainda é um filhote, os animais adultos também devem receber várias vacinas. As vacinas não têm preços tão expressivos e ainda podem ajudar na proteção do cachorro contra várias enfermidades. Por isso é importante manter a vacinação em dia.

Quando se deve levar o cachorro para tomar a vacina?

Existem várias vacinas que são fundamentais, pois geralmente são doenças fatais aos cães. A primeira é realizada geralmente com 40 dias de vida. A vacina conhecida como Polivalente se trata de uma vacina que concede proteção ao cachorro contra várias enfermidades. Sendo assim, é chamada de V8 ou V10.

Geralmente, a primeira dose ocorre a partir de 40 dias de vida e, o cãozinho deverá receber reforços a cada 21 dias. Atualmente, é recomendado 4 doses de vacinação inicial com a vacina polivalente por causa da Parvovirose.

Só que isso pode ser modificado conforme o protocolo do seu veterinário e idade do animal. Vale destacar que essas são algumas das vacinais fundamentais para aumentar a proteção e garantir a saúde do seu cachorrinho: parvovirose; cinomose; coronavirose; parainfluenza; hepatite; adenovirose e leptospirose.

Outra vacina fundamental para um cachorrinho receber é a vacina antirrábica. Essa pode ser realizada a partir dos quatro meses ou mesmo com um semestre de idade, conforme a ideia do seu veterinário de confiança.

Como saber se as vacinas do meu cão estão em dia?

Existem outras vacinas que são muito importantes e menos discutidas e são realizados conforme o desenvolvimento do bichinho de estimação, o perigo de contrair a enfermidade no lugar onde habita, entre outras situações. E quem define isso sempre é o veterinário.

É o veterinário que vai verificar e realizar todo o protocolo de vacinação que precisa ser realizado adequadamente pelo dono. Tudo isso pode assegurar que o cachorrinhose sinta bem, com saúde e a salvo. Outro detalhe importante é quando você está pensando em viajar e, principalmente, se o seu desejo é voar para o exterior.

Desta maneira, agende uma consulta com seu veterinário para que possam esclarecer e providenciar todas as exigências relacionadas ao país de destino.Verifique ainda se a cidade, estado ou país para onde você se dirige solicita algumas vacinas específicas para permitir a entrada do seu cachorro. Para esclarecer qualquer dúvida, confira todos os detalhes dessa e de outras exigências no artigo sobre Como viajar com o meu animação de estimação.”

Vacinas causam alguma reação no seu animal de estimação?

Vacinação de animais

Vacinação de animais

Normalmente, não. O que pode ocorrer é do seu cachorrinho ficar um pouco mais quieto ou sonolento na data da realização da vacina, já que além de ter recebido a vacina e do seu organismo estar absorvendo tudo, o animal ainda passou por uma grande emoção ao sair de seu lar, ser conduzido até a clínica e ainda pode estar mais abatido. Também pode ocorrer a dor no local de aplicação. Geralmente são sintomas suaves que desaparecem com 48 horas.

Já as vacinas antirrábicas podem provocar algum efeito colateral. Alguns cachorros podem apresentar febre e ficar mais quietos. Nessa situação, fale com o veterinário para que alguma medicação seja recomendada.

Vale destacar que as vacinas devem ser reforçadas todos os anos, isso significa que o pet necessita receber anualmente uma dose nova. Então, não se esqueça disso. Mantenha a vacinação do seu bichinho em ordem e assegure o bem estar de seu animal de estimação.

Espero que tenha gostado e para dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário.

Se desejar, curta, comente e compartilha!

Grande abraço!

 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *