Como proporcionar uma vida saudável para o meu cachorro?

vida saudável para o meu cachorro

Como proporcionar uma vida saudável para o meu cachorro?

Como proporcionar uma vida saudável para o meu cachorro?

Já parou para analisar se o seu cachorrinho leva uma vida agradável e saudável? Um animal de estimação, da mesma forma que seus donos, necessitam de muito mais do que apenas comida, água e um lugar tranqüilo para passar as noites.

como proporcionar uma vida saudavel para o seu animal

como proporcionar uma vida saudavel para o cão

O cachorrinho se trata de um animal carinhoso e que fica muito contente ao receber um pouco de afeto e atenção. Na maioria das vezes nem pede nada mais do que isso de seus donos.

Mas, você pode fazer bem mais por eles. Quer saber o que pode ser feito para proporcionar uma vida boa para seu pet? Veja algumas dicas a seguir:

Aprenda a como proporcionar uma vida saudável para o seu cachorro

1 – Preste atenção na saúde de seu cachorro

Um animal contente também significa ser um cão saudável e vice-versa. Assegure que o seu animal de estimação realizou todas as vacinas sugeridas; que ele seja examinado frequentemente ao veterinário e receba uma alimentação adequada de boa qualidade. Faça um controle periódico de verminoses e ectoparasitas.

O cachorro quando adoente não tem muitas maneiras de se recuperar a não ser contando com os cuidados dos seus donos. Então você também é o responsável pela manutenção da saúde do seu animal de estimação e precisa atentar da forma mais adequada. Assim seu animal vai seguir ocupando o posto de seu melhor amigo por muito tempo.

As vacinas contam com um papel importantíssimo para garantir esse vinculo tão profundo e duradouro. Se você quer esclarecer alguma dúvida a respeito das vacinas que seu cachorrinho deve tomar e quando, confira todas as informações no artigo: “Fique em dia com as vacinas do seu cachorro – Saiba tudo sobre vacinação”.

2 – Alimentação de boa qualidade e água sempre fresca

Uma alimentação de qualidade, ou seja, uma alimentação que possua todos os nutrientes apropriados para garantir a saúde e o desenvolvimento adequado do seu animal de estimação é um dos requisitos essenciais para oferecer uma vida saudável e feliz para o seu pet.

Você não deve cometer o erro de alimentar o seu animal apenas com restos de comida do almoço ou mesmo da sua janta. A comida caseira apenas é liberada para os animais se for preparada e cozida diretamente para o seu pet; conforme as normas repassadas por um médico veterinário que seja da sua confiança e esteja familiarizado com o animal.

Outro detalhe importante é que o seu cachorro precisa gostar da ração oferecida. Ninguém gostaria de ser obrigado a comer o que não gosta, não é mesmo?

Desta forma, o seu cachorro também não gosta da ideia de ser obrigado a comer um tipo de ração que ele não gosta; nem deve passar por isso.

Então, caso ele venha a recusar a ração, tente mudar o tipo. Tente o máximo para fazer o seu cachorrinho feliz. Procure o médico veterinário para escolher a melhor ração para seu amiguinho. Cada fase da vida, assim como diferenças de porte e raça, também influenciam na decisão. Existem rações no mercado pet que são tratamento para diversas enfermidades. O que em muitos casos pode melhorar a qualidade de vida do nosso amiguinho.

Já com relação à água, é essencial entender que a água quando parada por muito tempo na tigelinha acaba acumulando gordura e sujeira;  não sendo adequada para o consumo animal.

Desta maneira, o ideal é trocar a água frequentemente e deixar sempre o pote bem limpinho.

Outra dica interessante é adicionar cubos de gelo na água durante o período do verão.

3 – Ofereça um ambiente agradável

Vida saudavel para o seu cachorro

Vida saudavel para o seu cachorro

O animal nota quando das emoções das pessoas que estão a sua volta estão alteradas e acabam sendo afetados também pelas vibrações negativas; já que se trata de um animal muito sensível e esperto.

Por isso, tente deixar o ambiente leve, com harmonia, cercado de pessoas que querem bem do cachorro e que fazem de tudo para proporcionar uma vida saudável para o seu cachorro.

4 – Brinque e se exercite com seu animal

Algumas raças de cachorro necessitam de mais exercícios para queimar a energias, outras ficam satisfeitas com uma leve caminhada. O fundamental é assegurar esse tempo de movimento ao cão.

Se você não tiver tempo, peça ao seu filho ou algum ente próxima para dar uma volta com o animal. Outra possibilidade é contratar um profissional para cuidar e passear com o seu cachorro.

Afinal, os cães que ficam muito tempo presos ou em locais limitados são animais agitados e ansiosos. Eles necessitam se divertir, pular, correr, brincar e queimar energias e adoram ainda mais se puderem fazer tudo isso na companhia de quem tanto ama e procura oferecer uma vida com qualidade.

Vida saudável para o seu animal!

Boa sorte!

 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *