Como proporcionar uma vida saudável para o seu gato

Vida saudável para o seu gato
Vida saudável para o seu gato

Como proporcionar uma vida saudável para o seu gato

Como proporcionar uma vida saudável para o seu gato

Gatos alegram a casa e a vida de todos que convivem com eles. Diferentemente do que muitos pensam, eles são seres dóceis e cheios de amor. Cuidar de um gato não é tarefa difícil, já que são seres espertos, que conseguem ficar muito bem sozinhos.

Primeiras semanas de vida

Os gatos, em suas primeiras semanas de vida, são muito frágeis. Por isso, é recomendado que no primeiro mês, eles fiquem sob cuidados da mãe. Já que é nesse período que eles criam imunidades através do leite e aprendem “como ser gato”. Se forem separados da mãe antes disso, a chance de não sobreviverem é muito grande.

Os bebês saudáveis não apresentam muitos problemas. Caso apareçam sintomas como: vômitos; diarreias; falta de apetite; prostração, procure um veterinário imediatamente, pois são sinais que alguma coisa não vai bem.

Como saber que meu gato não vai bem?

Sinais de que coisas não estão indo bem podem ser observados no próprio comportamento do gato, que fica mais quieto, sem energia, não brinca e não come direito. Além disso, se notar uma pequena membrana branca nos olhos do gato, é sinal de febre; e, se a membrana estiver escura, é sinal que o gato está muito doente.

Para evitar doenças nessa fase, mantenha os gatinhos dentro de casa. Ofereça uma alimentação apropriada e sempre os deixe bem limpinhos. Assim, quando tiverem 45 dias e estiverem sem problemas, iniciem as vacinações.

Com esses cuidados básicos e observação constante, seu gato irá se desenvolver em plena saúde e não apresentará problemas em seu crescimento. Não se esqueça de levá-lo para castrar quando o cio chegar. Isso geralmente começa a acontecer a partir dos cinco meses, mas isso varia de animal para animal. Gatos no cio tem mais probabilidade de fugirem de casa para cruzarem e tem a probabilidade de não voltarem.

As fêmeas costumam voltar só depois da gravidez e correm sérios riscos grávidas e tendo cria na rua; assim como os filhotes. Depois da castração os gatos ficam mais mansos e tranquilos. Principalmente os machos, que perdem a necessidade de marcarem território pela casa.

Rotinas da vida dos gatos

Assim, conforme vão crescendo, gatos vão criando rotinas, uma vez que são seres disciplinados, regrados e previsíveis. Eles gostam que a comida venha todo dia na hora certa, sabem a hora que os donos geralmente acordam, saem e voltam do trabalho.

Por isso, ás vezes é importante agitar a rotina dos gatos, brincando em momentos inesperados. Gatos gostam de brincar de caçar, seja com fita, laser, brinquedos ou até em aplicativos no celular ou tablets.

Procure sempre dar comidas em períodos que eles estejam acostumados em quantidades que eles aguentam. Fornecer uma dieta equilibrada e com horários é uma das coisas mais importantes para tornar seu felino mais saudável e, assim, ter uma vida mais longa. Cada gato se alimenta de forma diferente por diferentes motivos, por isso, é importante sempre tentar entender as necessidades nutricionais do bicho. Além disso, é importante evitar a superalimentação. Além disso, mantenha sempre a vasilha de água cheia e fresca, porque hidratação é muito importante.

Se não comerem tudo, retire o que sobrou, porque eles não irão comer a comida que ficou parada. Quando terminarem de comer, faça carinho ou escove-os como forma de parabenizá-los.

Como deixar meu gato feliz quando estiver ausente?

Quando for sair para trabalhar, deixe um brinquedo na casa, para que não se sintam sozinhos e tenham com o que brincar. Lembre-se que gatos brincam com qualquer coisa, podendo ser caixas de papelão, bolinhas de papel e até tampinhas de caneta.

É importante mantê-los sempre em movimento, porque assim como nós, eles também podem sofrer de obesidade. Gatos com peso em excesso estão suscetíveis a uma série de doenças, como diabetes, problemas de coração e doenças de pele.

Além disso, os brinquedos e brincadeiras farão que eles evitem cortinas e móveis para descontar a energia.

Gatos são felinos fáceis de lidar, não é mesmo? Não esqueça nunca da boa alimentação, vacinação em dia e visitas regulares ao veterinário para fazer uma higienização oral e para serem vermifugados. Assim, seu gato terá uma vida saudável. Mas não esqueça: alguns dos principais ingrediente para uma boa qualidade de vida de qualquer animal é o amor e cuidado, isso é mais importante do que qualquer brinquedo.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta