Como viajar com o meu animal de estimação?

Viajar com o meu animal de estimação

Como viajar com o meu animal de estimação?

Como viajar com o meu animal de estimação?

Está pensando em viajar com o seu  animalzinho de estimação? Neste artigo te darei dicas  sobre como realizar viagens com animais de carro ou avião!

O mercado brasileiro que cuida ou tem alguma ligação com animais de estimação é um dos mais importantes do planeta. São cerca de 100 milhões de animais domésticos, bem mais que o número de crianças no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013) realizado através do IBGE, comprova que, praticamente em cada residência de um  percentual de 45% da população, existe um animal de estimação. O que deixa o Brasil na terceira posição em população total de animais de estimação; Segundo dados repassados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet).

como viajar com seu animal de estimacao 2

como viajar com seu animal de estimacao

Os brasileiros investem bastante na qualidade de vida e cuidados necessários relacionados a saúde de seus bichinhos. 

As estatísticas mostram que o desenvolvimento da área de trato de pets aumentou muito na última década. Conforme as informações de especialistas, taxa de despesas com animais de estimações até 2015 ficou em mais de 16 bilhões de reais. Mostrando que o mercado pet é promissor.

Esses dados só mostram a importância que os animais possuem para a indústria brasileira e comprovam a chance do setor de turismo também aproveitar desse aumento para faturar com viagens entre donos e seus respectivos bichinhos de estimação.

Desta forma, faz parte das responsabilidades de agentes e agências de turismo informar corretamente seus clientes que tem a intenção de realizar uma viagem com seus pets.

Conheça na sequência algumas dicas importantes para quem tem a intenção de levar seu animal de estimação em uma viagem; seja de carro ou avião, garantindo o conformo dos passageiros e também do seu bichinho:

Viagem-com-animais-de-estimacao

Viagem-com-animais-de-estimacao

1 – Antes de viajar, marque uma consulta com o veterinário!

O primeiro passo para sair de férias com seu bichinho de estimação é marcar uma consulta ao veterinário. O profissional precisa atestar se o bicho está com situação boa de saúde e com todas as vacinas no tempo acertado; especialmente a anti-rábica, que somente  é validada se realizada com mínimo de um mês de antecedência da data da viagem e conta com uma validade de até um ano.

2 – Faça com que seu bichinho possa a se adaptar a andar de carro

Antes de viajar para um local mais distante, o seu pet precisa estar adaptado a passear de carro. Então, comece a levar o animal para dar algumas voltas de carro sempre houver a possibilidade. Se lembre não deixar que situações desagradáveis ocorram. O animal não deve se sentir ameaçado cada vez que escutar o motor do carro. Lembrando que de acordo com com as normas de trânsito brasileiras, é recomendado que os animais sejam transportados em caixas ou bolsas de transporte ou no cinto de segurança.

3 – Faça paradas para descansar a cada 120 minutos

Você precisa fazer uma parada a cada 120 minutos para assegurar o conforto do seu bichinho de estimação. Então, tente dar uma voltinha com o seu bichinho. Sempre com a coleira e verifique se necessita tomar água, se alimentar ou fazer as suas necessidades.

Além disso, é recomendado que o seu pet possua uma placa de identificação, constando seu telefone e seu nome, caso ocorra dele se perder. Vale ainda destacar que o seu pet nunca deve ficar sozinho no interior do veículo. Mesmo que esteja com a janela parcialmente aberta. Já que a hipertemia, ou seja, o aumento em demasia da temperatura do corpo do pet, pode até mesmo levar a morte.

4 – Monte uma mala adequada para seu animal de estimação

Monte uma mala adequada para seu animal de estimacao

como viajar com seu animal de estimacao

Não é só você que precisa ter todos os seus itens despachados na mala de viagem. O bichinho também necessita possuir a sua bagagem com os seus objetos apropriados para seus cuidados.

Nessa bagagem devem estar: o potinho de água e comida; brinquedos; ração; os remédios, e as roupas se, eventualmente, for viajar para uma região mais fria.

5 – Viagem para o exterior exige cuidados diferenciados

Em viagens para fora do país com animais de estimação é recomendado que marque com antecedência mínima de 6 meses antes do embarque uma consulta médica. Os tramites variam de acordo com o país final de destino. Mas a maioria dos países tem particularidades individuais que demandam muitas vezes meses de programação prévia, para garantir o embarque dos animais. Também deverá consultar as empresas aéreas para assegurar as normas exigidas por cada uma.

6 – Viagens de avião com o seu animal

Viagem de avião com animais de estimação precisa ser relatada com certa antecedência à companhia aérea. Já que existe um limite máximo de cargas vivas a cada vôo. Cada companhia conta com normas especificas para o transporte de animais, existindo até mesmo cláusulas que impedem algumas raças de serem transportadas em aeronaves.

No entanto, há uma taxa extra para o transporte de animais, frequentemente, estipulado de acordo com o peso do bichinho de estimação mais a caixa para seu transporte no valor completa da passagem. É importante checar se existe a necessidade de o bichinho utilizar uma focinheira dentro do aeroporto; e posteriormente, ao longo da viagem.

O que vai determinar se o seu animal poder fica na cabine, quando liberado, ou ainda no compartilhamento das cargas é o tamanho do bichinho e o peso dessa caixa especifica para o transporte.

Sabemos que a preocupação em deixar seu animal longe de você existe. Afinal, os bichinhos são importantes para os donos. No entanto é bom saber que o seu animal está em segurança, pois os compartimentos atuais como as cabines também são pressurizados e tem a sua temperatura controlada. Oferecendo dessa forma uma viagem tranquila e agradável ao seu pet.

 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *