Nutrição para cães e gatos: Tire suas dúvidas sobre rações!

nutricao tire suas duvidas sobre racoes

Nutrição para cães e gatos: Tire suas dúvidas sobre rações!

Quando pensamos em nossos animais, sempre desejamos o melhor para eles. Assim esperamos que eles vivam mais e de forma saudável. É impossível não pensar em nutrição animal quando pensamos em saúde animal.  A ração deve ser especifica para cada fase da vida (filhote, prenhes, adulto, adulto ativo, necessidades especiais e sênior), atendendo assim toda a demanda do organismo do animal.

Por que devo optar por dar ração para meu animal de estimação?

tire suas duvidas sobre racoes

tire suas duvidas sobre racoes

Assim como os humanos, o organismo do animal também fica prejudicado quando existe excesso ou falta de nutrientes, levando a problemas como obesidade, anemia, desenvolvimento retardado, alterações reprodutivas e problemas de imunidade. Isso tudo torna o animal mais predisposto a doenças infecciosas e metabólicas. Escolher uma ração de qualidade é um investimento já que dessa forma prevenimos doenças e gastos futuros com medicamentos e consultas.

A partir dos 45 dias de vida pode-se introduzir a ração seca e especifica de filhote para o animal. A ração para filhote deve ser dada até 1 ano de idade. Depois disso ele passa a se alimentar de ração para adultos. A introdução da ração para idosos depende do porte do mesmo, para cães pequenos é com 10 anos e para cães de grande porte é a partir dos 7 anos.

Qual as principais diferenças entre as rações?

quais as diferenças entre rações

Quais as diferenças entre rações

As rações são classificadas comercialmente em: Standard, Premium e Super Premium. Quais as diferenças entre elas?

  • Standard: São as rações mais baratas que encontramos a venda. Isto ocorre porque a qualidade de proteína usada no preparo da mesma é inferior. O resultado disso é que o animal terá que ingerir uma quantidade maior de ração para suprir seu organismo. A quantidade de fezes produzidas é maior e o odor é muito forte.
  • Premium: As proteínas usadas na formulação dessa ração são de melhor qualidade que a anterior, sendo mais bem absorvidas pelo organismo e também melhor aproveitadas. Por isso o animal come menos e produz menor volume de fezes.
  • Super Premium: São as rações de melhor qualidade disponíveis no mercado. Apesar de serem mais caras possuem um ótimo custo benefício. Devido as proteínas de excelente qualidade, o animal come uma quantidade menor de ração para suprir suas necessidades.

Os petiscos específicos para cães e gatos não podem ser dados em excesso pois podem levar a obesidade.

Que alimentos devo evitar dar para meu animal de estimação?

  • Chocolate;
  • Leite e derivados;
  • Alho e cebola;
  • Açúcar e produtos de confeitaria;
  • Nozes e castanhas;
  • Sal e salgadinhos;
  • Uva e abacate;
  • Ossos (principalmente de frango);
  • Frutas ácidas.
Que alimentos devo evitar dar para meu aimal de estimação

Sempre importante lembrar que devemos evitar dar alimentos humanos para o animal, a não ser que o alimento caseiro tenha sido preparado para atender especificamente as necessidades nutricionais do cão ou gato, seguindo a orientação do médico veterinário.

Gostou das informações? Então compartilhe com seus amigos…

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *