O seu cachorro te lambe? Saiba os motivos

Cachorro que Lambe
Cachorro que Lambe

O seu cachorro te lambe? Saiba os motivos

O seu cachorro te lambe? Saiba os motivos

Há diversos motivos que explicam porquê os cachorros lambem os seus donos. Boa parte dos donos acredita que os animais de estimação estão apenas mostrando seu carinho. Só que nem sempre essa é a principal razão. Claro que lamber a pessoa que cuida e lhe dá atenção é uma das maneiras dos cachorros mostrarem seu carinho, com uma pitada de interesse. Vale destacar que a pele humana conta com um gosto um pouco salgado, um sabor que é bastante apreciado pelos cachorros.

Cachorro que lambe

Cachorro que lambe

Além disso, essa ação é oriunda da época quando o cãozinho ainda é apenas um filhote e tem ligação remota com seus antepassados lobos, que tem o hábito de lamber os seus “entes queridos” e identificar quem faz parte da sua matilha, ou seja, do seu grupo.

Os cães podem aprender algumas coisas que podem passar completamente batidas por seus donos. Um destes exemplos é o sorriso canino. Ocorre quando os cachorros exibem os dentes para seus donos, demonstrando como estão contentes naquele exato instantes. Exibir os dentes dentro da linguagem canina é, obviamente, um alerta para uma possível agressão ou uma ação hostil. Só que os animais compreendem que para os humanos são encarados como uma coisa boa. O mesmo ocorre com relação as lambidas.

Lamber é um instinto do cachorro

Lamber se trata de uma ação instintiva com que os filhotes, até mesmo os que acabaram de nascer, já tem contato. As mães lambem seus filhos por vários motivos. A partir do momento que tomam essa atitude estão inserindo o seu cheiro em toda a ninhada. Desta forma, um filhote consegue identificar quem é o seu irmão por meio desse cheiro que tem em comum.

Vale citar ainda que os cachorros podem tentar lamber os rostos de suas mães para pedir por alimento. As lambidas são uma das formas mais úteis para que os cachorrinhos possam conhecer o mundo; durante as suas etapas de crescimento e fortalecimento.

Quando o seu cachorro dá uma lambida em seu dono, que volta a residência após um dia inteiro no trabalho, se trata de uma maneira do animal de estimação mostrar que está, de fato, muito contente em revê-lo. Além das lambidas, o cão pode farejar o seu dono e a sua roupa como uma maneira de questionar; “Ei, por onde você andou o dia inteiro?”.

Cuidado: lambidas pode ser uma maneira de chamar a sua atenção

No entanto, os cães podem utilizar as lambidas como uma maneira de tentar chamar a atenção de seus donos. Se sempre que o seu animal de estimação lhe der umas lambidas, você responde com carinho e mais atenção. O seu pet vai utilizar isso toda vez como uma maneira de ser mais notado. Mas, se você não tem muita preferência por essa atitude do seu animal, há formas para ajudar a acabar com essa mania de lamber.

Falar a palavra “não”, dar as costas ao animal e evitar lambidas podem ser algumas maneiras simples de desestimular esse hábito. Só que alguns animais podem ser mais insistentes que outros. Para os pets mais teimosos, há sempre a possibilidade de passar por um adestramento.Ppor exemplo, o método Clicker, que pode ser bem válido para auxiliar na resolução dessas situações.

Lamber demais pode ser um sinal de alerta

Porém, é preciso prestar atenção também em alguns sinais que os cachorros emitem por meio de seu comportamento. As lambidas em demasia podem ser um sinal sério de problema de atitude. Se o cão se lambe demais em um lugar, pode ser um sinal de problema de saúde; desde hormonais, enfermidades de pele ou neurológicas, que podem exigir uma consulta a um profissional veterinário de sua confiança.

Afinal, a ida ao veterinário é essencial para assegurar a chance de passar vários e longos anos na companhia de seu adorado animal de estimação. Além de garantir que o seu pet tenha uma vida extremamente saudável e feliz. Para evitar um problema comum para seu animal, como uma infecção de carrapatos, confira também o artigo “Infestação de carrapatos: como tratar o animal e o ambiente?”.

O seu cachorro te lambe?

O seu cachorro te lambe?

 

Compartilhe este post

Deixe uma resposta