Obesidade em cães e gatos: Saiba como evitá-la!
Atualmente, a obesidade é considerada um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas por todo o mundo. Mas, infelizmente, sabemos que esse distúrbio nutricional se estendeu também aos cães e gatos. E a preocupação não é por fins estéticos e sim pelas complicações sistêmicas graves que podem vir a ocorrer.
Quais os principais problemas que geram a obesidade em cães e gatos?
Dados atuais revelam que de 30 a 40 % dos animais estão com sobrepeso. Mas a alimentação em excesso não é a única responsável pela obesidade. O sedentarismo também é um fator decisivo para o acúmulo de peso. Sabemos que muitos tutores passam para seus animais os próprios hábitos.
E, fatores também como:
- Sexo: Fêmeas possuem maior tendência, e;
- Raças: Labradores, Beagles, Rottweiler, Teckel e Basset Hound, por exemplo.
Também estão associados ao ganho de peso. A disfunção hormonal também é uma causa razoavelmente comum acometendo aproximadamente 25% dos animais com o diagnóstico de obesidade.
Quais as principais consequências da obesidade?
Mas afinal, como saber se o meu animal está obeso? Um dos sinais mais claros de se identificar, é não sentir facilmente as costelas ao toque e a perda da definição da cintura.
As principais consequências do excesso de peso para os animais são a predisposição para diabetes mellitus, alterações cardiológicas, renais e pulmonares e os transtornos do aparelho locomotor.
Muitas pessoas associam a castração a obesidade. A castração, pode ser considerada um fator predisponente e levar a um aumento do sedentarismo, mas jamais deverá ser apontada como a causa da disfunção nutricional. Quando existirem dúvidas ou receios em relação ao ganho de peso pós cirúrgico, converse com um médico veterinário.
Como fazer meu animal emagrecer?
O veterinário poderá modificar a dieta e traçar um plano nutricional adequado as novas exigências nutricionais do seu animal.
O emagrecimento do animal deverá ser gradual e prescrito pelo médico veterinário que estudará o melhor plano nutricional associado a atividade física. O programa de emagrecimento deverá ser individualizado e estabelecido de acordo com as necessidades e o estado geral do animal.
Deixe uma resposta