Obesidade em cães e gatos: Saiba como evitá-la!

obesidade em caes e gatos capa

Obesidade em cães e gatos: Saiba como evitá-la!

Atualmente, a obesidade é considerada um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas por todo o mundo. Mas, infelizmente, sabemos que esse distúrbio nutricional se estendeu também aos cães e gatos. E a preocupação não é por fins estéticos e sim pelas complicações sistêmicas graves que podem vir a ocorrer.

obesidade em caes e gatos focinho e cia

obesidade em caes e gatos focinho e cia

Quais os principais problemas que geram a obesidade em cães e gatos?

Dados atuais revelam que de 30 a 40 % dos animais estão com sobrepeso. Mas a alimentação em excesso não é a única responsável pela obesidade. O sedentarismo também é um fator decisivo para o acúmulo de peso. Sabemos que muitos tutores passam para seus animais os próprios hábitos.

E, fatores também como:

  • Sexo: Fêmeas possuem maior tendência, e;
  • Raças: Labradores, Beagles, Rottweiler, Teckel e Basset Hound, por exemplo.

Também estão associados ao ganho de peso. A disfunção hormonal também é uma causa razoavelmente comum acometendo aproximadamente 25% dos animais com o diagnóstico de obesidade.

cao com obesidade

cao com obesidade

Quais as principais consequências da obesidade?

Mas afinal, como saber se o meu animal está obeso? Um dos sinais mais claros de se identificar, é não sentir facilmente as costelas ao toque e a perda da definição da cintura.

As principais consequências do excesso de peso para os animais são a predisposição para diabetes mellitus, alterações cardiológicas, renais e pulmonares e os transtornos do aparelho locomotor.

Muitas pessoas associam a castração a obesidade. A castração, pode ser considerada um fator predisponente e levar a um aumento do sedentarismo, mas jamais deverá ser apontada como a causa da disfunção nutricional. Quando existirem dúvidas ou receios em relação ao ganho de peso pós cirúrgico, converse com um médico veterinário.

Como fazer meu animal emagrecer?

O veterinário poderá modificar a dieta e traçar um plano nutricional adequado as novas exigências nutricionais do seu animal.

O emagrecimento do animal deverá ser gradual e prescrito pelo médico veterinário que estudará o melhor plano nutricional associado a atividade física. O programa de emagrecimento deverá ser individualizado e estabelecido de acordo com as necessidades e o estado geral do animal.

gato com obesidade

gato com obesidade

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *