Vacinas para cães e gatos: Entenda quais são e porque vacinar!

vacinacao saiba porque vacinar 2

Vacinas para cães e gatos: Entenda quais são e porque vacinar!

Por que vacinar seu animal de estimação?

Vacina é uma substância produzida com bactérias, vírus ou protozoários, (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Quando aplicado no animal, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância.

Os cuidados básicos a um filhote de cachorrinho e gatinho vão muito além de carinho, boa alimentação e conforto. O cartão de vacinas atualizado é de extrema importância.

A vacinação de cão e gato previne doenças infecciosas graves nos animais que podem levar a morte deles, e evitam também à transmissão de doenças para o homem, às chamadas zoonoses, como a raiva, leishmaniose e giardíase.

Hoje no mercado pet, há empresas especializadas em imunização para cães e gatos. Empresas que dedicam seu tempo e estudo para que nossos animais tenham uma melhor qualidade de vida e principalmente que aumentem seus anos de vida.

Quem é apto para vaciná-los?

Apenas o médico veterinário tem a responsabilidade e autorização de vacinar os animais e possui o conhecimento e o estudo suficiente para saber qual a melhor forma e protocolo de aplicação, o intervalo das aplicações, quais vacinas aplicar em cada animal e qual é a melhor forma de manusear e armazenar estas vacinas.

Quais principais vacinas para cães?

Vacinas para caes

Vacinas para caes

As vacinas direcionadas para os cães são: múltipla, antirrábica, giárdia-vax, pneumodog ou bronchguard e para a doença leishmaniose.

  • Múltipla: v8 ou v10: protege o cão contra 8 a 10 doenças, entre elas: cinomose, parvovirose, leptospirose, hepatite infeciosa, coronavírus, parainfluenza e adenovírus.  São 4 aplicações com intervalo de 21 dias e reforço anual com 1 dose.
  • Antirrábica:  protege contra a doença da raiva. Dose única com reforço anual.
  • Giárdia-vax:  protege contra a doença giardíase. São aplicadas duas doses com intervalo de 21 dias, e reforço anual com 1 dose.
  • Pneumodog ou bronchguard: protege contra a tosse dos canis, gripe dos cachorros. São 2 doses com intervalo de 21 dias e reforço anual com 1 dose.
  • Leish tec: protege contra a doença leishmaniose. São 3 doses com intervalo de 21 dias e reforço anual com 1 dose. Vacina aplicada a partir dos 4 meses de idade.

Quais principais vacinas para gatos?

vacinas para gatos

Vacinas para gatos

As vacinas direcionadas para os gatos são: múltipla felina e antirrábica.

– Múltipla felina:

  • Tríplice felina: protege contra as doenças panleucopenia felina, calicivirose e rinotraqueíte
  • Quadrupla felina: protege contra as doenças panleucopenia felina, calicivirose ,rinotraqueíte e clamídia.
  • Quíntupla felina: protege contra as doenças panleucopenia felina, calicivirose , rinotraqueíte, clamídia e leucemia felina.
  • Antirrábica:  protege contra a doença da raiva. Dose única com reforço anual.

Com quantos anos devem ser iniciadas as vacinações do cão e gato?

O protocolo de vacinação dos animais domésticos, cão e gato, começa com 45 dias de vida.

Vacinas importadas ou nacionais?

As vacinas nacionais que possuem registro no Ministério da Agricultura, tiveram sua eficácia comprovada e assim liberadas para comercialização. Porém, os níveis de proteção não são considerados ideais, porque podem produzir uma quantidade de anticorpos não suficiente para a imunização de cães e gatos.
Por outro lado, a vacina importada não tem esta restrição e tem um índice de resultado em testes mais adequada a certeza do resultado.

Outro fator importante a se ressaltar é sobre a aplicação e conservação destas vacinas. As vacinas nacionais são mais comercializadas em casas de ração, casas agropecuárias, nos balcões de lojas e muitas vezes aplicadas pelos próprios proprietários dos animais e pelos atendentes, sem a mínima condição de conservação, instrução e conhecimento técnico.

As vacinas importadas, por outro lado, já são aplicadas pelo Médico veterinário, dentro de todas as normais de conservação e manuseio. Como já dito antes, os veterinários são as únicas pessoas capacitadas a elaborar o protocolo ideal de vacinação, depois de averiguar a saúde do seu animalzinho. Ressaltando-se que apenas animais sadios podem ser vacinados.

vacinacao para caes e gatos

vacinacao para caes e gatos

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *